Fabricar História

logo-large

A História como ferramenta de gestão para organizações empresariais. Teimosamente, esta ideia nunca saiu da mente de Bruce Weindruch. Em 1979, junto com Tom West, levou-o à criação do Informative Design Group, Inc., inicialmente vocacionado à concepção de exposições e eventos comemorativos de empresas. O grupo cresceu e alargou os seus objectivos e público. Hoje afirma-se como pioneira nos Estados Unidos da América em gestão de património empresarial. O nome mudou para The History Factory mas o objectivo de aplicar a História ao universo empresarial continua vivo e de boa saúde.

The History Factory é um bom exemplo de como a História pode ter sucesso bem além da academia. Porquê? Porque o passado, a memória e o património são elementos basilares na criação de identidade. E se tal se aplica a povos e indivíduos, a cidades e nações, também não é, nem deve ser, uma ideia estranha ao mundo dos negócios. A valorização do passado da empresa, da sua memória colectiva, é a chave para a criação de uma marca que é única e como tal reconhecida por clientes, colaboradores e parceiros.

Historiadores, designers, arquivistas, formadores, editores, profissionais do áudio-visual reúnem hoje diferentes experiências e sensibilidades na The History Factory, com o objectivo comum de preservar e comunicar o património e a memória colectiva de empresas e organizações. O reconhecimento desse trabalho é atestado pelos seus clientes: Adobe Systems, Microsoft Corporation, Subaru, Shell, Whirlpool ou West Union são apenas alguns dos nomes com quem a empresa já trabalhou. E estes falam por si.

Da concepção de publicações e exposições, até à gestão de arquivos, passando pelo levantamento de histórias orais, formação e orientação de trabalhadores, e organização de eventos, The History Factory prova como, também na História, não há limite à criatividade. Nem lugar a conformismos.

 We don’t believe that status quo is an option. We continue to adapt to meet the changing needs of our clients, creating new solutions and skill sets. But what will never change is our adherence to substance and integrity while pushing boundaries to create the most highly innovative applications of heritage to meet business challenges.

Bruce Weindruch, fundador e CEO de The History Factory

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>